Pós Lato Sensu em Técnica Klauss Vianna

Centro Cultural SP

Especialização e Extensão Cultural

Apresentação

O curso inédito no Brasil e no mundo é baseado na pesquisa técnica criada por Klauss Vianna, em parceria com Angel Vianna, desde os meados da década 1950, que influenciou a história da dança e do teatro no Brasil. Ao analizar o momento atual e os vinte anos passados do falecimento de Klauss Vianna, poderemos observar o constante interesse pela pesquisa deixada por este criador e o crescente número de estudos acadêmicos sobre sua vida e obra.

O curso é estruturado em torno de dois núcleos. O núcleo de disciplinas de fundamentos básicos, que diz respeito ao trabalho específico da Técnica Klauss Vianna, e que se desenrola ao longo dos dois anos do curso. E, o núcleo de disciplinas complementares, constituído de disciplinas que dialogam entre si e com o núcleo básico, reforçando a compreensão de corpo que conduz o curso, o corpomente em permanente comunicação com o ambiente com o qual evolui.

Esta especialização vem também preencher uma carência existente na formação de professores na área da educação somática de maneira geral, e do corpo na dança e no teatro, de maneira específica.

As demandas produzidas pelas transformações da área das artes na última década em todo o país, com abertura de novos cursos na área das artes cênicas, ampliação e organização do mercado de trabalho vêm gerando a necessidade de maior aprimoramento dos profissionais.

Objetivos do curso
Aprimorar a formação de profissionais do corpo nas áreas de arte, educação e saúde, no âmbito da pesquisa e do ensino; propiciar o aprofundamento e a atualização do instrumental teórico-prático do profissional que atua com o corpo; promover a formação continuada do profissional das artes do corpo; promover a especialização nas artes do corpo de profissionais de áreas afins; desenvolver e aprofundar os estudos do corpo a partir de recortes diferenciados e transversais em áreas afins e propiciar reflexões críticas de práticas artísticas e pedagógicas, do ponto de vista da integração teoria-prática na pesquisa corporal.

Público Alvo
Dançarinos, coreógrafos, atores, diretores, encenadores, criadores-intérpretes, dramaturgistas, curadores, produtores, programadores culturais, artistas em geral e outros profissionais que tenham o corpo como objeto de estudo.

Coordenação
Prof.ª Dra. Neide Neves

Corpo Docente
Profª Drª Christine Greiner
Profª Drª Fernanda Raquel
Profª Drª Helena Katz
Profª Drª Jussara Miller
Profª Drª Luiza Marques Barreto
Profª MS Luzia Carion Braz
Profª Marinês Calori
Profª Drª Neide Neves
Profª MS Pin Nogueira
Profª Drª Virgínia Souza

+ Informações e Inscrições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *